22 de novembro de 2013

Mechas com giz Pastel


MATERIAIS:



  • Giz pastel seco(soft pastels)
  • Borrifador com água
  • chapinha ou babyliss
COMO FAZER:
  • 1 – Umedeça a área do cabelo selecionada com o borrifador, desta forma a pigmentação será “dissolvida” e, portanto, melhor fixada nos fios.
  • 2 – Você pode torcer a mecha selecionada a fim de criar uma textura que facilite a aplicação do pastel seco, pois em áreas texturizadas o giz libera mais pigmentos (leia-se: esfarela-se melhor).


Caso seus cabelos sejam loiros, ou claros ou demasiadamente porosos, pule esta etapa! Neste tipo de cabelo a junção de água + pigmentos de giz forma praticamente uma tintura, a qual não sairá facilmente ao lavar os cabelos. Entretanto, caso seu intuito seja permanecer com a coloração nos fios por várias lavagens, eis aí o “segredo”.
Para fazer o Chalking em cabelos escuros, molhar os fios é uma etapa essencial. Quanto mais escuro for o cabelos, maior será a quantidade de água necessária. Ou seja, ao invés de “úmida”, a mexa deverá estar “encharcada”.
Entretanto, a torção pode vir a danificar e embolar os fios. Há também como aplicar o chalk SEM torcer as mechas de cabelo. Basta separar as seções a serem coloridas e segurá-las de maneira reta e firme, porém será necessário ser mais paciente a fim de conseguir colorir devidamente as áreas não texturizadas.
hair chalking mechas coloridas como fazer tutorial

  • 3 – Segure o giz na posição horizintal e aplique-o na mexa previamente torcida com movimentos de cima para baixo. O movimento contrário acarretará frizz e embaraçará os fios.
Para fazer o degradê comece pelo tom mais escuro. Neste método é mais fácil ir do escuro ao claro do que fazer o caminho inverso.
  • 4 – Espere secar naturalmente ou com a ajuda de um secador e, com uma escova de cerdas curtas, penteie LEVEMENTE a mecha para retirar o excesso de pó de giz SE achar necessário.
Cuidado nesta etapa, pentear o chalk pode causar uma grande nuvem de pós de giz. Obs: Após pentear a cor será atenuada. Então, se atenuar for a intenção, penteie!
  • 5 – Para que a cor dure por mais tempos, muitos finalizam o processo com chapinha ou babyliss, pois o calor condensa os pigmentos fixando-os entre as cutículas do fio e, por consequência, prolongando a duração da cor.
Ainda nesta etapa de finalização do procedimento, NUCA aplique produtos à base d’água sobre o hair chalk a não ser que você queira uma papa melequenta no lugar das lindas mechas coloridas. Recomendo finalizar com… NADA. Mas, caso você realmente sinta necessidade, finalize com algum spray de brilho composto por silicones ou com poucas gotinhas de sérum para cabelos.
Dica: As mechas podem ser de um único tom, coloridas ou compostas em degradê. Use a sua criatividade e divirta-se!
Para quem optou por não molhar, apenas penteie. Para quem tem cabelos cacheados, não penteie.
Esta é uma etapa opcional. Você pode dispensá-la se não quiser que a cor perdure tanto e/ou se seus cabelos forem bem claros e/ou como medida de redução de danos. Afinal, apesar de não ser químico, o pó do giz resseca os cabelos, e aplicar fontes de calor sobre cabelos ressecados não é algo saudável. Quer usar chapinha ou babyliss mesmo assim? Então esteja ciente dos danos e dos cuidados que deverão ser adotados no “pós chalk”.

Sprays fixadores de cabelo também são bem vindos, principalmente se o seu chalking tiver o objetivo de virar um penteado. Aliás, o hair chalking doa efeitos lindos aos penteados. Um simples coque ou rabo de cavalo ficam com ares de editorial de moda apenas por causa das mechinhas coloridas.

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...