16 de julho de 2014

Anorexia: um problema fatal

Oi meninas hoje vim falar de um problema muito sério que acontece normalmente com pessoas mais jonens e principalmente meninas. Mas enfim a anorexia é uma doença muito forte que pode levar até a morte. Então se quer saber mais sobre o assunto continue lendo.


Pela imagem agente decifra mais ou menos oque é; mas vou explicar de todo jeito. Bem anorexia é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.



Analises

A doença afeta primariamente adolescentes, sendo cerca de 90% do sexo feminino , sendo cerca de 40% dos casos entre adolescentes. Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.

A doença também ataca primariamente modelos, atrizes, dançarinas, cantoras, atletas; que não falam da doença a mídia mas já foram relatados muitos casos da doença nesses ultimos anos.


Normalmente as causas para a pessoa ter essa doença são:

  • dismorfia
  • auto-imagem
  • casos de abuso sexual ou bullying

Características sociopsíquicas de anoréxicas:
  • Independentemente do subtipo de anorexia desenvolvida, restritiva ou purgativa, anoréxicas possuem, relativamente a pessoas saudáveis de sua idade e sexo, uma incidência maior de transtornos da ansiedade (especialmente o transtorno obsessivo-compulsivo) e do humor.
  • Níveis exageradamente elevados de perfeccionismo (busca por padrões de conquista e realizações notavelmente altos, necessidade de controle, intolerância a "falhas" ou "imperfeições") são comuns, e mesmo centrais, no desenvolvimento da anorexia. A presença dessa busca por padrões de perfeição transcende o desenvolvimento da doença, sendo anterior a ela e permanecendo em pacientes que já foram curadas da doença. Alguns estudos sugerem que, apesar de uma inteligência média na faixa regular, anoréxicas possuem níveis mais altos de performance escolar e envolvimento acadêmico, o que sugere que o perfeccionismo nelas presente não se limita a temas relacionados apenas com comida e forma corporal.
  • Outros traços obsessivos-compulsivos, além do perfeccionismo, são notados na infância de anoréxicas, principalmente inflexibilidade, forte adesão a regras estabelecidas, observação dos padrões mantidos por autoridades, etc.
  • Incidência de abuso físico ou sexual é mais elevada em grupos de anoréxicos; em um estudo efetivado na América do Norte, a presença de um histórico de abuso sexual na infância apresentou uma forte associação com o desenvolvimento de transtornos alimentares em grupos de homens homossexuais.


No brasil

No Brasil, cerca de 21% das mulheres entre 15-25 anos possuem sintomas ou risco de começar a ter a doença. Dentre os principais sintomas identificados estão a recusa em se alimentar, insatisfação com o próprio corpo, atraso na menstruação, uso de diuréticos, laxantes, anorexígenos, eméticos, abuso de cigarro ou álcool, forçar vômito e preocupação obsessiva com a alimentação.



Espero ter ajudado de certa forma, um beijão!!

Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...